Você faz exercício? Controle o seu ritmo cardíaco

Você faz exercício? Controle o seu ritmo cardíaco

Você faz exercício? Controle o seu ritmo cardíaco

Você faz exercício? Controle o seu ritmo cardíaco

Cada vez são mais as pessoas que utilizam monitores de ritmo cardíaco quando fazem exercício, especialmente se se trata de atividades aeróbicas, nas quais o coração acelera muito mais. Não se trata de um artigo indispensável ou necessário, mas pode representar uma grande ajuda quando se trata de melhorar o desempenho e evitar riscos.

Um monitor de ritmo cardíaco te permite conhecer como trabalha o seu coração ao realizar alguma atividade, com isso, você pode diminuir ou aumentar o seu esforço, tudo com a finalidade de ajudar o seu coração a entrar em forma, sem colocá-lo em perigo.

O que é o batimento cardíaco?

É um indicador da condição física de uma pessoa e do seu nível de esforço quando faz exercício. A ideia de conhecer este ritmo é saber o quão bem funciona o nosso coração e se não estamos nos submetendo a um esforço maior do que você pode fazer.

Nosso coração se encarrega de bombear sangue para todas as partes do corpo. Uma pessoa normal, que não faz exercício tem um coração com capacidade de cerca de 800 milímetros. O exercício aumenta o volume do coração e da capacidade de bombeamento, isto é, melhora a condição física, seu coração vai precisar bater menos vezes para enviar sangue a todos os seus órgãos.

Geralmente, nas pessoas que não realizam atividades físicas, o coração tem um ritmo ou pulso de 60 a 80 batidas por minuto. Os atletas de alto rendimento têm um ritmo muito menor, pois ao estar fortalecido o coração, ele precisa bater menos vezes para enviar a mesma quantidade de sangue. Isso acontece porque durante o exercício aeróbico, o ritmo cardíaco se eleva, pois, o coração deve bombear mais sangue para abastecer o corpo. Como o coração é um músculo, o bombeamento de sangue é um tipo de fortalecimento e precisar cada vez menos pulsação para cumprir com a sua função.

Todos temos um ritmo cardíaco mínimo e um máximo. O primeiro pode calcular tomando o seu pulso sobre uma artéria no pescoço ou pulso durante 15 segundos e, em seguida, multiplicando por quatro o número de pressionamentos de teclas que você tenha contado.

Para saber sua frequência cardíaca máxima, subtraia sua idade de 220. Por exemplo, uma pessoa de 30 anos tem uma frequência máxima de 191 batimentos por minuto. Saber estas duas coisas: frequência cardíaca mínima frequência cardíaca máxima, permite trabalhar nesse intervalo, de forma tal que não abuse da potência do seu coração, mas que também não se exercite abaixo do seu nível. Com isso se mantém saudável e sem correr riscos.

Como posso acompanhar o meu ritmo, enquanto eu me exercito?

Em algumas academias contam com bandas que são colocadas no peito e que detectam as atividades que podem ou não ser realizadas pelos indivíduos. Mas se você se exercita ao ar livre, uma boa forma de conhecer esses intervalos é comprar um Monitor de Ritmo Cardíaco, os quais são dispositivos formados por uma banda capaz de detectar o ritmo de seu coração e um relógio receptor que é onde se indica como avança em sua atividade.

Mas este tipo de dispositivos, podem te ajudar em outras atividades a parte da corrida, tais como: o sppining, o ciclismo, a natação e qualquer outro tipo de atividade aeróbica.

Um fato: algumas pessoas que sofrem de pressão baixa, mas que fazem exercício, usam um monitor para controlar seu ritmo durante a atividade.

 

Leave a Reply