Probióticos: você necessários na alimentação?

Probióticos: você necessários na alimentação?

Os probióticos são microrganismos que podem trazer algum benefício à saúde. Trata-Se de bactérias ou leveduras benéficas para o nosso aparelho digestivo. Geralmente são encontrados em determinados alimentos, e algumas vezes em suplementos alimentares.

Em condições normais, o nosso tubo digestivo possui uma grande quantidade de bactérias que ajudam a manter-se saudável e que facilitam a digestão. Além disso, essas bactérias também ajudam a fortalecer o nosso sistema imunológico, o qual, devido às altas concentrações de glicose no sangue de pessoas com Diabetes, pode ser afetado.

Por isso é que consumir probióticos ajuda para as pessoas com Diabetes a ter consideravelmente menos resfriados, doenças diarreicas e infecções nos ouvidos.

Os probióticos ajudam a melhorar a função intestinal e a manter o revestimento do tubo digestivo. Além disso, protegem e outros microorganismos causadores de doenças.

Benefícios dos probióticos

No ano de 2008, um painel de especialistas da Universidade de Yale, concluiu após uma análise evidências, que os prebióticos são eficazes para:

Tratamento da diarréia aguda em criança
Regular o sistema imunitário
Reduzir os sintomas da síndrome do cólon irritável

Saiba de onde obtê-los

Na maioria dos casos, tomar probióticos é seguro e não causa efeitos colaterais. De fato, produtos como o iogurte e o queijo, que temos comido desde há séculos, contêm microorganismos benéficos à saúde. No entanto, os suplementos de probióticos podem ser perigosos em pessoas com um sistema imunológico muito debilitado ou com doenças sérias, como a pancreatite.

Que tipo de probiótico devo consumir?

Existem no mercado diferentes produtos com probióticos. Há suplementos em forma de pó, comprimidos ou cápsulas. Há também alimentos adicionados com probióticos, como iogurtes e bebidas lácteas.

Segundo os especialistas, a forma em que se consumam estes microrganismos não importa, desde que a dose seja suficiente para que possam multiplicar-se em nosso intestino.

Como usar os prebióticos?

Antes de comprar qualquer alimento ou suplemento com probióticos confira no rótulo o seguinte:

Tipo de microrganismo ou microrganismos que contém
Quantidade de microrganismos por porção
Uso recomendado
Recomendações para o armazenamento
Informação de contato da empresa

Lembre-se que os probióticos são benéficos para ajudar a recuperar a flora intestinal quando, por alguma razão, esta diminuiu, mas uma vez que se recupera, não é necessário continuar a tomar o produto.

 

Leave a Reply