Previna Infecções

Previna Infecções

Previna Infecções

Previna Infecções

Em geral, as pessoas com Diabetes são mais propensas a sofrer de infecções de todo o tipo, desde respiratórias até infecções nos pés. Uma das razões é o controle inadequado dos níveis de glicose no sangue.

Cuidar dos pés é uma das tarefas básicas que uma pessoa com Diabetes deve fazer, pois desta forma podem evitar lesões que terminem em problemas muito graves.

Uma das infecções nos pés mais comum em pessoas com Diabetes é causada por fungos. Embora qualquer pessoa possa contrair uma infecção por fungos nas unhas, estas são mais comuns em pessoas com Diabetes ou com problemas de circulação.

Na verdade, adquirir uma infecção por fungo é relativamente fácil: um lugar morno e úmido é um bom lugar para que o fungo cresça. Se você usa com frequência botas, que fazem com que seus pés se mantenham aquecidos e suem contribui para o surgimento de fungos em torno das unhas, também se anda descalço na academia.

É claro que, para que isso aconteça, é necessário que o seu organismo não conte com as defesas necessárias, por isso é que as pessoas com Diabetes são um pouco mais propensas, pois sua condição os leva a ter um sistema imunológico enfraquecido.

Como se trata de uma infecção por fungos nas unhas?

Vários medicamentos podem ser usados para tratar uma infecção por fungos nas unhas. Alguns destes medicamentos não são seguros para usar em pessoas que têm problemas de fígado ou antecedentes de insuficiência cardíaca congestiva, por isso é de suma importância que se você que acha tem uma infecção procure um médico, que, para indicar um medicamento.

Cuida dos teus pés!

Existem algumas medidas que você pode adotar para manter seus pés saudáveis e livres de infecções:

Lave e seque perfeitamente seus pés, especialmente entre os dedos.
Use meias.
Corte bem suas unhas.
Não partilhe tesoura ou cortador de unhas.
Troque suas meias se estiverem úmidas. Use meias limpas e secas todos os dias.
Prefira sapatos com bom suporte e espaço para os dedos dos pés amplo. Não use sapatos que pressione os dedos juntos.
Não use calçados que favoreçam a transpiração.
Evite andar descalço em locais públicos, tais como piscinas, vestiários, etc.

Se notares algo de anormal nas unhas dos pés ou mãos, procure um médico, pode parecer um problema só estético, mas é muito mais grave do que você pensa e pode se complicar.

 

Leave a Reply