O que é a neuropatia diabética?

O que é a neuropatia diabética?

A Cada quinta-feira em YoConDiabetes.com, temos um bate-papo com destaque em seu ramo. Quinta-feira, 18 de junho, contamos com a participação do dr. Sergio Godinez Zambrano Médico cirurgião especializado em diabetes que cancelou as dúvidas sobre o que é e como se pode prevenir a neuropatia diabética, uma doença comum entre as pessoas que vivem com Diabetes e que têm um controlo deficiente.

A neuropatia diabética é caracterizada por um dano nas terminações nervosas periféricas, devido ao depósito de substâncias prejudiciais para a elevação persistente do açúcar no sangue. Seu principal sintoma é a dor nos nervos de todo o corpo, mas começa por uma sensação de queimação na planta dos pés e/ou comichão, tanto nos pés como nas palmas das mãos.

Geralmente, esta complicação ocorre entre os pacientes que não têm um bom controle de seus níveis de glicose no sangue e pode provocar o desenvolvimento de outras doenças, como o pé diabético, devido à falta de sensibilidade.

Aqui apresentamos-lhe um extrato do que aconteceu no nosso chat:

Ultimamente eu apresento a dor nas articulações dos meus dedos em ocasiões mais intensas do que outras, o que pode ser?
Dr. Godinez: pode ser o início de uma neuropatia. Por isso regular a neuropatia começa a afetar mãos e pés: dor, rigidez, dores, etc., a neuropatia pode ser o início para suspeitar de que se tem Diabetes.

Tenho dor nas articulações, mas não tenho deformação, pode ser neuropatia?
Dr. Godinez: Sim, é necessário que você saiba que a neuropatia não existe deformidade.

Quais são os sintomas da dor neuropática em uma pessoa com Diabetes?
Dr. Godinez: regular começa sempre por os pés e as mãos, é mais comum que a dor seja como um ardor que queima, que se sente com o atrito das roupas, mesmo se apresentam dores em geral durante a noite e formigueiro, ou seja sensação de que “dormem” nas pontas. Isto é o que se conhece como neuropatia periférica. Mas também existe a neuropatia central, onde se vê afetado o sistema digestivo e urinário, e se manifestam diarréia e prisão de ventre e problemas para urinar.

Será que estes sintomas são apenas em pessoas com Diabetes?
Dr. Godinez: não, a neuropatia pode ser de várias origens. De fato, a neuropatia quer dizer doença dos nervos. A Diabetes é apenas uma de suas causas.

Como é que se determina que uma pessoa tem neuropatia?
Dr. Godinez: você tem que fazer um exame físico e valorizar a sensibilidade e o desempenho motor, analisar como funciona o fígado, o rim e, em casos extremos, fazer estudos específicos de nervos.

Tenho sentido muito cansaço e não sei a que se deve, além de Diabetes, tenho artrite reumatóide, será que essa pode ser a causa? como pode tratar um caso de diabetes e artrite reumatóide?
Dr. Godinez: é importante saber se o rim está comprometido, já que as duas doenças, o seu funcionamento se altera e, portanto, não consumida todas as toxinas e isso pode provocar a fadiga ou outras complicações.

Como posso distinguir se o meu cansaço tem que ver com o meu estado emocional e não físico?
Dr. Godinez: através de uma avaliação clínica, exame físico e estudos de laboratório e, assim, pode-se determinar a diferença, ou seja, se é por Diabetes ou é emocional.

Se de vez em quando se me apresenta um certo ardor, o que posso fazer para controlá-lo?
Dr. Godinez: primeiro, conhecer bem os seus níveis de glicose e tê-los em seu valor objetivo, depois de avaliar seus lipídios no sangue, colesterol, triglicerídeos, pois são substâncias que provocam oxidação celular, se tudo isso é bom, eu recomendo apoiar com algum suplemento vitamínico que melhora a condução dos nervos.

Quanto ao controle dos níveis de glicose, o que tão confiáveis ou precisas são as provas caseiras tipo accu chek?
Dr. Godinez: os glucómetros são bons e pode-se dizer que são a principal arma que devem ter os pacientes com Diabetes, e accu chek é uma marca reconhecida, agora, o importante é estabelecer um bom monitoramento e, portanto, não esperar as complicações da Diabetes.

Com que frequência recomendo fazer um teste com o glucómetro?
Dr. Godinez: pois depende de sua prévia avaliação clínica, pode ser antes e duas horas depois de os alimentos ou a cada terceiro dia, ou uma vez por semana, tudo depende de se levar o seu plano nutricional, faz exercício e é responsável por seu tratamento médico.

O que acontece com uma pessoa que apenas se detectam Diabetes, o médico deve recorrer?
Dr. Godinez: de preferência com especialistas em Diabetes ou onde haja uma equipe multidisciplinar: especialistas em Diabetes, psicólogos, nutriólogos, podólogos, oftalmologistas e dentistas. Além disso, você deve ter educação, palestras e workshops sobre a doença.

Além dos medicamentos, há algum tipo de alimento ou exercício que ajude a prevenir a neuropatia, ou diminuir seus sintomas?
Dr. Godinez: sim, alimentos ricos em antioxidanetes como as frutas e exercícios que tenham uma boa fase de relaxamento e uma boa fase de alongamentos, em poucas palavras, um estilo de vida saudável com uma alimentação equilibrada e 30 minutos de exercício.

Entre meus medicamentos me dê captopril, não sou hipertensiva dizem-me que para proteger o rim, mas eu não entendo você pode me explicar?
Dr. Godinez: A pressão que segura o coração tem duas fases, uma que é chamado de carga e a outra pré-carga. A carga é o que sai do coração e a outra é antes de chegar ao coração. Antes de passar para o coração o sangue passa pelos rins, se o seu disminuyes a força com que passa o fluxo sanguíneo para o rim evita de certa forma, um dano, uma pequena dose de captopril não baixa a pressão e se previne para que o produto não sofra danos.

Há dias que não consigo conciliar o sono, tem a ver com a Diabetes?
Dr. Godinez: sim pode ser por Diabetes, mas também pode tratar-se de um transtorno de ansiedade, você deve ir a um médico para um diagnóstico.

A neuropatia pode controlar?
Dr. Godinez: Tem o controle e o bom controle pode fazer uma vida muito tranquila e de boa qualidade, mas a neuropatia não tem uma cura total.

Há algumas frutas e vegetais, se não se devam consumir ao apresentar neuropatia ?
Dr. Godinez: Não, você pode comer de tudo, mas equilibradamente e adequado em horários e quantidades.

Que tipo de alimentação recomendada nos casos de neuropatia?
Dr. Godinez: uma alimentação restrita em horários, adequada às necessidades de cada pessoa e restrita no grupo das gorduras.

O café que tanto afeta para problemas de neuropatia?
Dr. Godinez: se é café de grão, pode tomar dois copos, se é solúvel, há alguns dados que indicam que perde a propriedade antioxidante.

Despedida:

YoConDiabetes: muito obrigado pela sua participação. Os esperamos para o nosso próximo bate-papo, o juves 25 de 5 a 6 da tarde. Agradecemos a MedicalClinica, e ao Doutor Godinez Zambrano.

Dr. Godinez: obrigado a todos por sua participação. Convido-os a trazer uma boa alimentação, um bom plano de exercícios, uma vida tranquila, e a respeitar sempre o horário de seus medicamentos e não se esqueçam de se inscrever para a corrida do diabetes, 14 de novembro.

Mais sobre o Dr. Sergio Godinez Zambrano

É formado pela Universidade Autônoma do México como Médico cirurgião. Conta com vários diplomas, entre os quais se encontram: geriatria, Diabetes, Educador em Diabetes, de gestão integrada da obesidade, excesso de peso e Síndrome Metabólica, farmacologia Clínica e, atualmente, está realizando mais um no farmacoeconomia.

Além disso, é membro de MedicalClínica Diabetes, uma unidade médica especializada no tratamento de pacientes com esta condição de vida. Para mais informações, visite www.medicalclinica.com.mx

 

Leave a Reply