Você Consome Muito Sal?

Você Consome Muito Sal

Você Consome Muito Sal

Você Consome Muito Sal?

O consumo excessivo de sal traz como consequências desenvolvimento de hipertensão, doenças cardiovasculares, insuficiência renal e obesidade, os quais podem dificultar o controle do seu Diabetes.

No Brasil, cada habitante consome mais de 5 gramas diárias de sal, apesar dessa quantidade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ser inconveniente e prejudicial para a saúde.

Estima-se que, no caso dos homens, o consumo diário de sal é de 9 gramas, enquanto que nas mulheres é de 7.

O consumo excessivo de sal, somado a fatores como a idade, a ingestão de gorduras e a falta de atividade física, aumenta o risco de hipertensão, doenças cardiovasculares, acidente vascular encefálico, insuficiência renal e obesidade.

O problema está nas dietas atuais que tem como base alimentos processados de fácil preparação ou então os pré-cozidos que tem quantidades elevadas de sal. Consomem esses alimentos tanto crianças quanto adultos.

Alimentos com maiores quantidades de sal:

Salsichas ou carnes frias (26.2%)
Pão, macarrão instantâneo e frituras (19%)
Queijos (6.7%)
Pratos preparados (4.9 %)

A Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) considera que o consumo excessivo de sal deve ser tratado como um problema cultural, por isso, recomendou retirar os saleiros da mesa. As pessoas tem que aprender a saborear os sabores sem aquela pitada extra de sal, é possível substituir o sal por ervas aromáticas e especiarias.

O recomendado é reduzir a ingestão para apenas 2 gramas diárias, já que deste modo se elimina o sódio através da transpiração, urina e fezes. Há estudos que mostram que aqueles que usam mais sal nas suas refeições diárias ou ingerem produtos ricos em sódio (industrializados) consomem mais quantidades de alimento, o que está relacionado com o excesso de peso e a obesidade.

Por isso uma alimentação balanceada deve limitar o consumo de sal, a apenas 2 gramas por dia. Além disso, você deve consumir pelo menos 1 litro e meio de água simples (não mineralizada) e fazer 30 minutos de exercício por dia, o que ajudará a perda normal de sal através da transpiração.

 

Leave a Reply