O aumento de peso durante a gestação e o Diabetes Gestacional

O aumento de peso durante a gestação e o Diabetes Gestacional

O aumento de peso durante a gestação e o Diabetes Gestacional

O aumento de peso durante a gestação e o Diabetes Gestacional

As mulheres que ganham peso rapidamente durante o primeiro trimestre da gravidez são mais propensas a desenvolver Diabetes Gestacional. Esta é a conclusão de um estudo levado a cabo pelo Grupo Médico Kaiser Permanente, em Oakland, Califórnia.

Para realizar o estudo, a equipe de pesquisadores comparou a 345 mulheres que desenvolveram Diabetes gestacional com outras 800 que não desenvolveram, que tiveram seus filhos entre 1996 e 1998 e que foram submetidas a um teste oral de tolerância à glicose entre as semanas 24 e 28 de gestação para avaliar se estavam produzindo insulina suficiente.

Os resultados concluíram que o risco de desenvolver Diabetes gestacional aumenta de acordo com o ganho de peso no primeiro trimestre da gravidez, pois nas mulheres que aumentaram entre 0.3 e 0.4 kg por semana, o risco foi de apenas 40%, enquanto que nas que estavam acima desta medida, aumentou para 74%.

Por isso, o Instituto de Medicina norte-americano sugere que uma mulher com peso normal aumente entre 11 e 15 kg durante a gravidez, isto é, cerca de meio quilo por semana. Enquanto que as mulheres com baixo peso devem engordar um pouco mais, aquelas que têm excesso de peso ou obesidade terão 50% a mais de chances de desenvolver Diabetes gestacional.

A Diabetes gestacional ocorre porque os hormônios que segregam, durante a gravidez, produzem uma espécie de resistência à insulina, fazendo com que o pâncreas aumente a produção desta, ao não poder fazê-lo, a glicose fica circulando no sangue, o que pode fazer com que a mãe e o bebê sofra lesões durante o parto.

Ao fim da gravidez, o organismo da mulher costuma se recuperar e metabolizar normalmente a glicose, mas persiste o risco de desenvolver Diabetes tipo 2.

 

Leave a Reply