Nutrientes essenciais para pessoas com Diabetes

Nutrientes essenciais para pessoas com Diabetes

Nutrientes essenciais para pessoas com Diabetes

Nutrientes essenciais para pessoas com Diabetes

Para obter todos os nutrientes de que precisamos, basta nos alimentarmos de forma correta, aproveitando os diferentes grupos de alimentos, no entanto, as mudanças na produção dos alimentos e o estilo de vida do ser humano, tornam a cada dia maior a deficiência dos nutrientes indispensáveis.

As pessoas com Diabetes, além disso, têm que lidar com certas deficiências nutricionais por carência de alguns nutrientes que lhes são eliminados em suas dietas. Somado a isso, verificou-se que o processo de oxidação é muito mais marcado em pessoas com esta condição de vida, o que significa que devem consumir antioxidantes provenientes de frutas, verduras, legumes, etc.

Entre os nutrientes essenciais para as pessoas com Diabetes são:

Vitamina A. Ajuda na prevenção de doenças infecciosas, especialmente do aparelho respiratório, criando barreiras protetoras contra diferentes micro-organismos, ajuda a prevenir problemas de visão, previne o envelhecimento celular e o aparecimento de câncer, já que, por ser um antioxidante natural elimina os radicais livres e protege o DNA de sua ação duvidosa.

Vitamina E. É um poderoso antioxidante que previne a oxidação celular, ajuda a evitar que o organismo forme moléculas tóxicas, evita a destruição anormal de células vermelhas do sangue, previne doenças oculares, anemias e ataques cardíacos. Aumenta os níveis de HDL-colesterol e impede a oxidação do colesterol LDL.

Vitamina B12. É essencial para a síntese da hemoglobina e para elaboração de células, como também para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Vitamina B8 ou Biotina. Reduz a hiperglicemia em pessoas com Diabetes. Aumenta a expressão de genes por ação hipoglicemiante, como a insulina, o receptor de insulina, a glucocinina e função hepática. Intervém, por exemplo, no crescimento, e na condição fisiológica do tecido nervoso, na pele, no cabelo, nas glândulas sebáceas e nas células sanguíneas. É, sem dúvida, essencial no metabolismo das proteínas e dos lipídios, e de acordo com alguns especialistas, a biotina, além de manter os níveis de açúcar no sangue (glicemia), ajuda a perder peso ao intervir no seu metabolismo.

Vitamina B1. É uma grande parceira do estado anímico pelo seu efeito benéfico sobre o sistema nervoso e a atividade mental. Ajuda em casos de depressão, irritabilidade, perda de memória, perda de concentração e o esgotamento. Favorece o crescimento e ajuda na digestão de carboidratos.

Polinicotinato de cromo. Este mineral se encarrega de manter o funcionamento normal do metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos. Além disso, combinado com a B8, ajuda efetivamente a controlar os níveis de açúcar no sangue, facilitando a tarefa de insulina em diversos órgãos do corpo.

Converse com seu Médico para saber se é necessário utilizar suplementos vitamínicos ou se sua dieta fornece todas as vitaminas de que necessita

 

Leave a Reply