Mitos e verdades dos carboidratos

Mitos e verdades dos carboidratos

Todos dizem que comer carboidratos engorda e provoca um descontrole da glicemia, no entanto, também dizem que você não pode removê-los de sua dieta, então, o que você pode fazer?

Os hidratos de carbono ou hidratos de carbono são um dos principais componentes da dieta e são uma categoria de alimentos que abrangem açúcares, amidos e fibras. A principal função dos carboidratos é fornecer energia ao corpo, especialmente o cérebro e o sistema nervoso. O fígado decompõe os carboidratos em glicose (açúcar no sangue) que é usado como fonte de energia por parte do corpo. Na verdade são indispensáveis para as pessoas que se exercitam, pelo fato de que fornecem energia ao nosso corpo.

Os carboidratos são um dos principais componentes da dieta, de facto, esta deve basear-se em 60% deles. Sua principal função é a de fornecer energia ao corpo, especialmente o cérebro e o sistema nervoso. Uma vez que o corpo digere carboidratos, o fígado, os divide e os converte em glicose (açúcar no sangue), a qual é a fonte de energia do corpo e principalmente do cérebro, daí que não possa deixar de consumi-los.

Desta forma, os carboidratos são, na verdade, indispensáveis para que possa realizar todas as suas atividades diárias. Se você fizer exercício, você precisa, em maior medida, pois o seu corpo necessita de um “extra” de energia. O corpo humano tem uma capacidade limitada de armazenar carboidratos.

Estes nutrientes são armazenados nos músculos e no fígado em forma de glicogênio. As reservas podem chegar a esgotar-se depois de um treino intenso. Além disso, grande parte do glicogênio do fígado é gasta durante a noite.

Então, porque dizem que eles são tão ruins?

Efetivamente são necessários, mas há que saber escolher quais sim, você pode comer e quais elevam a sua glicemia rápido demais. Além disso, o tamanho das porções também é determinante tanto no controle da glicose, como no controle do peso. Há duas formas principais de carboidratos: açúcares e amidos.

Os tipos de açúcar incluem a frutose (açúcar das frutas e alguns alimentos cozidos), a glicose (a principal forma de açúcar em nossos organismos, que também se encontra em alimentos como bolos, biscoitos e bebidas doces) e lactose (açúcar no leite e o iogurte). Os tipos de amido incluem legumes como batata, milho e ervilhas, grãos, arroz e cereais e pão.

Consumir carboidratos eleva o nível de açúcar no sangue, mas isso não quer dizer que não possa consumi-los. Alguns alimentos que contêm hidratos de carbono têm mais benefícios para a saúde do que outros. Os alimentos de grãos integrais, legumes, doces e refrigerantes contêm hidratos de carbono. Mas as frutas, verduras, legumes e alimentos integrais, são geralmente mais saudáveis do que os alimentos açucarados, como os doces e os refrigerantes, pois fornecem fibras, vitaminas e outros nutrientes.

A fibra é o único tipo de carboidrato que não eleva o nível de açúcar no sangue e também ajuda a ter boa saúde digestiva e a eliminar o colesterol, por exemplo.

Conversou com o seu Médico ou Nutricionista sobre quais carboidratos podem ser mais benéficos para o controle do seu Diabetes.

 

Leave a Reply