IMSS chama os mexicanos a caminhar 30 minutos

IMSS chama os mexicanos a caminhar 30 minutos

Fazer uma caminhada a passo rápido e constante, pelo menos, 30 minutos por dia, durante cinco ou seis dias por semana, diminui em até 25% a possibilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio ou angina de peito.

O dr. Samuel Justino Cordeiro, chefe do Serviço de Cardiologia Preventiva e de Reabilitação Cardíaca do Hospital de Cardiologia do Centro Médico Nacional, Século XXI, do Instituto Mexicano do Seguro Social (IMSS), acrescentou que a caminhada queima cerca de mil calorias por semana, além disso, entre a sexta e a oitava semanas reduz os níveis de colesterol, glicose e estresse.

A caminhada, insistiu, é o exercício mais acessível, porque não representa investimento econômica alguma, também não requer grandes esforços físicos e pode ser praticada em todas as partes, basta caminhar em um terreno plano em forma contínua durante meia hora ou mais, para conseguir vários benefícios.

Explicou que, se o que você quer é perder peso, então você deve caminhar entre 45 e 60 minutos, para que o corpo a queimar gordura depois de 30 minutos de ter começado a passo constante.

Por isso, a caminhada é o exercício ideal para pessoas com problemas do coração, obesidade, diabetes, hiperlipidemia –alto conteúdo de gordura no sangue, hipertensão arterial, insuficiência arterial e até mesmo para outros problemas como a osteoporose, além de que o exercício melhora o humor e ajuda a diminuir o estresse.

Acrescentou que basta caminhar regularmente, seis dias por semana, durante 30 minutos, por um período de seis a oito meses, reduzir em até 50% os riscos de desenvolver Diabetes. No entanto, lembrou que a caminhada deve ser realizada em três fases básicas: aquecimento, período de exercício e relaxamento.

Explicou que se deve começar a andar de forma pausada e agradável, progredindo ao fazê-lo, a passo rápido, e cumprindo uma distância em um tempo definido, e, ao final, realizar exercícios de alongamento e relaxamento.

“Eu sempre digo para as pessoas, em especial aquelas que sofrem ou têm problemas do coração ou doenças crônicas, que considerem a caminhada como um medicamento que se deve tomar com regularidade e disciplina, para ver o benefício, de tal forma que o fariam ao tomar suas pílulas de pressão e do colesterol”, enfatizou.

 

Leave a Reply