Higiene deportiva

Higiene esportiva

O vocábulo higiene vem da palavra grega Hygienios que significa saudável, que traz saúde. Em sua concepção contemporânea, a higiene é a ciência que trata da conservação e melhoria da saúde. Isso também envolve a atividade física, já que existem diversos fatores que devem ser levados em conta para a prática segura desta.

Aqui apresentamos-lhe alguns fatores que você deve levar em conta:

Meio ambiente. Sem dúvida é um fator que exerce uma enorme influência sobre o organismo, as variações podem causar um dano à saúde. Ao fazer esporte aumenta a temperatura corporal e acelera a ventilação pulmonar, se o ar está muito poluído pode ter uma influência desfavorável.
Vestido. Deve ir de acordo com o clima e a umidade ambiental, pois, se te abrigas muito em época de calor, só conseguirá deshidratarte, pelo contrário, se sais demais descoberto em época de frio, se resfriarás. Além disso, a roupa deve ser confortável, especial para a atividade física que está sendo feito e com um sistema que permita a transpiração.
A superfície. Para realizar atividades como correr ou correr você deve sempre escolher a superfície mais macia para que isso diminua o seu impacto sobre as articulações, prevenindo assim o risco de lesão.
Alimentação prévia. É importante Não realizar atividade física intensa, pelo menos, duas horas depois de ter ingerido alimentos, embora em alguns casos se permite um alimento de fácil digestão, como uma barra de cereal.
Aquecimento global. É de suma importância realizar uma rotina de aquecimento antes da atividade física. Esta deve ser suave e progressiva e condicionar o organismo. O ideal é elevar, pelo menos, um grau a temperatura do corpo, facilitando a transpiração.
Refrigeração. Ao término da atividade física intensa, é aconselhável realizar uma sessão de refrigeração com o qual se pretende regular a freqüência cardíaca e respiratória, diminuir o risco de lesão, bem como obter maiores benefícios físicos de sua sessão de treinamento.

 

Leave a Reply