Frutose: como aliada ou inimiga?

Frutose: como aliada ou inimiga?

A frutose é um açúcar natural encontrado em várias frutas doces e mel. Além disso, é utilizado na elaboração de vários produtos.

Uma das principais vantagens da frutose é que tem um poder adoçante semelhante ao da sacarose ou açúcar comum, mas tem menos calorias.

Somas e subtrações

As pessoas que falam sobre a superioridade da frutose sobre o açúcar comum dizer que, apenas com a metade se pode obter a mesma doçura. Por exemplo, se para adoçar seu café usasses 2 colheres de sopa de açúcar a contribuição animais não vacinados seria de 40 calorias, enquanto que se utilizaras frutose, bastaria uma única colher de sopa e até 20 calorias.

O problema é que a frutose afeta como os níveis de glicose no sangue, pois trata-se de um açúcar ou carboidrato que não necessita de digestão para ser absorvido no organismo. É necessário monitorar sua ingestão e controlar as quantidades que ingere.

Em pessoas com Diabetes tipo 1, haverá que alterar a dose de insulina se consome esse tipo de açúcar e em pessoas com Diabetes tipo 2 terá que compensar com a realização de exercício físico.

O razoável é que platiques com o seu Médico sobre o benefício que pode trazer para a sua saúde ou o risco que corre. Lembre-se que abusar de frutose ou de qualquer outro alimento pode levar ao descontrole de seu Diabetes.

 

Leave a Reply