Excesso de peso: como causa ou condição de Diabetes?

Excesso de peso: como causa ou condição de Diabetes?

O sobrepeso e a obesidade são problemas crescentes na sociedade, além do aspecto, a presença de sobrepeso e obesidade gera vários problemas de saúde, tais como hipertensão e problemas cardiovasculares. Considerou-Se que a presença de obesidade é um fator de risco para o aparecimento de Diabetes, mas de acordo com um estudo da relação entre essas doenças pode ser inversa: um estudo descobriu que as pessoas com antecedentes familiares de Diabetes ganhavam peso, mais cedo do que os que não tinham predisposição genética para esta doença.

O estudo realizado pelo Instituto Garvan de Investigação Científica de Sidney, realizou-se em 17 pessoas com histórico familiar de Diabetes e 24 sem antecedentes, com condições semelhantes de idade, peso e estilo de vida. Ao longo de 28 dias, foi-lhes pedido que ingirieran 1250 calorias por dia, para além das suas necessidades energéticas com uma dieta própria dos excessos que ocorrem durante a época decembrina.

Em média, aqueles com antecedentes familiares de Diabetes ganharam um quilo a mais de peso do que os que não tinham familiares com esta doença e a apenas três dias de iniciado o estudo, apresentaram alterações nos níveis de insulina no sangue. O fator genético, aquilo que provoca a Diabetes, é também o que lhes faz subir de peso.

O estudo demonstra a rapidez com que atua o corpo perante a superalimentação e o nocivo do que pode ser, sobretudo, em pessoas suscetíveis, a predisposição genética não é um fator que se possa prevenir é por isso que é necessário uma adequada alimentação e um estilo de vida saudável. Ao final do estudo, os participantes receberam ajuda para perder peso.

 

Leave a Reply