Frutas e Legumes – Escolha os Melhores!

Frutas e Legumes - Escolha os Melhores!

Frutas e Legumes – Escolha os Melhores!

Frutas e Legumes – Escolha os Melhores!

As frutas e os legumes são saudáveis, mas nem todos tem o mesmo efeito no corpo, nem têm a mesma quantidade de açúcar ou o mesmo Índice Glicêmico, por isso você deve aprender a escolher quais são as melhores para controlar seu Diabetes.

Mas, além disso, de acordo com um estudo recente, existem frutas e legumes melhores do que outras e, se escolher com cuidado podemos alcançar uma melhor saúde. Cientistas do Instituto de Saúde Nutrilite, nos Estados Unidos, dizem que se nós fizermos mudanças simples na nossa dieta, como comer inhame em vez de cenouras e consumir mamão em vez de laranjas podemos diminuir o risco de várias doenças crônicas, incluindo as cardiovasculares, câncer e Diabetes.

Isto de acordo com a pesquisa apresentada durante a Conferência de Biologia Experimental, que é realizada na Califórnia, Estados Unidos. A razão é que esses e outros produtos são uma fonte muito rica em fitonutrientes, compostos químicos que se acredita, podem proteger o coração e as artérias e evitar certos tipos de câncer.

O que são os fitonutrientes?

Trata-se de compostos que se encontram de forma natural nos alimentos de origem vegetal e, mesmo sendo conhecidos há muito tempo só recentemente a ciência voltou seus estudos.

Não obstante todos os produtos vegetais são uma fonte de fitoquímicos, há certos alimentos que têm um nível muito mais elevado de nutrientes como, por exemplo, as framboesas, o agrião e couve.

Os investigadores analisaram os dados de estudos realizados nos Estados Unidos sobre os hábitos alimentares das pessoas e as fontes mais comuns de fitonutrientes que se consumiam.

Eles descobriram que a maioria dos participantes eram fitonutrientes de um número relativamente pequeno de alimentos específicos, que não necessariamente eram as fontes mais concentradas.

Os principais contribuintes de fitonutrientes na dieta dos participantes eram as laranjas, o suco de laranja, cenoura, uva, alho, tomates, morangos, mostarda, café, chá e vários produtos de soja.

“A gente pode melhorar o seu consumo de fitonutrientes, escolhendo fontes mais concentradas destes compostos, bem como uma variedade mais ampla”, diz o dr. Keith Randolph, que dirigiu o estudo.

“Por exemplo, as uvas são os principais contribuintes de antocianinas (um tipo de fitonutriente) na dieta da maioria dos norte-americanos”.

“Mas os mirtilos na verdade contêm quantidades mais altas destes compostos. E estudos sugerem que as antiocianinas melhoram a saúde do coração”, acrescenta o pesquisador.

Os cientistas acrescentam que se substituir a cenoura, a batata pode duplicar o consumo de beta-caroteno e se comer mamão podemos obter 15 vezes mais beta cryptoxantina que se comermos laranjas.

“Estes resultados não apenas sublinham a importância da quantidade mas também o impacto que a qualidade e a variedade das frutas e verduras que consumimos podem ter sobre nossa saúde”, diz o dr. Randolph.

:

Aprenda a combinar seus alimentos!
Quais são as frutas contêm mais açúcar?
Conheça o Prato do Bem Comer
Diga sim às frutas
O que é a carga glicêmica?
Antioxidantes: substâncias para manter-se jovem

 

Leave a Reply