É complicado levar uma vida saudável?

É complicado levar uma vida saudável?

Muitas pessoas pensam que para ter uma vida mais saudável é difícil em um mundo que exige cada vez mais atividades diárias, no entanto, muitos outros incorporam a suas agendas aspectos como fazer exercício, comer de forma saudável, a razão pode ser que os primeiros estão relutantes em seguir um estilo de vida saudável, apesar dos benefícios comprovados das verduras e as frutas, as atividades físicas, o consumo moderado de álcool e a eliminação do tabaco.

De acordo com um estudo divulgado pela revista The American Journal of Medicine, cada vez são menos os adultos que estão dispostos a seguir as recomendações de tomar medidas para manter muitos problemas de saúde.

O estilo de vida está intimamente ligada com o risco de doenças cardiovasculares e Diabetes e estima-se que o custo médico de algumas dessas doenças é de cerca de 76 mil milhões de dólares.

O antes e o agora

Cientistas do Departamento de Medicina Familiar da Universidade de Medicina da Carolina do Sul, compararam os resultados de duas pesquisas realizadas entre 1998 e 1994, a primeira, e entre 2001 e 2006, a última.

Entre um e outro período, o percentual de adultos entre 40 e 74 anos, que registrou um aumento de massa corporal a partir do 28 ao 36% e a atividade física se reduziu de 53 a 43%.

Ao mesmo tempo, o consumo de tabaco se manteve sem alterações, mas o de frutas e legumes caiu de 42 para 26%, enquanto o de álcool aumentou de 40 a 51%.

Além disso, o número de pessoas que tinha hábitos benéficos para a sua saúde diminuiu de 15% a 8%.

O estudo também concluiu que os pacientes com doenças cardiovasculares, Diabetes, hipertensão ou colesterol elevado não mostraram maior tendência a seguir um estilo de vida saudável que as pessoas que não tinham esses males.

O resultado é o aumento da população de doenças que poderiam ser prevenidas, como obesidade, Diabetes tipo 2, doenças cardíacas, etc., mas, além disso, também se regista um aumento das complicações decorrentes por um mau controle desses sofrimentos.

Você acha que um estilo de vida saudável é muito complicado?

 

Leave a Reply