Por que é importante estar em forma?

Por que é importante estar em forma?

Por que é importante estar em forma?

Por que é importante estar em forma?

Os benefícios da atividade física são muitos. Absolutamente todo o corpo, cada célula e cada tecido se vêem beneficiados com a prática esportiva. Para poder começar a compreender os benefícios da Atividade Física sinalizaremos o seu impacto a diferentes níveis: osteoarticular, muscular, cardiovascular, respiratório, metabólico e psicológico.

 

Nível ósseo e articular. Exercitar-se ajuda a fazer com que os ossos fixem muito melhor o cálcio, que recebem através da alimentação, por isso que, estruturalmente, aumentam a massa óssea e fortalecem os elementos constitutivos de articulação, ou seja, as cartilagens e os ligamentos.

Nível muscular. A prática de atividades físicas aumenta a quantidade de proteínas no músculo, o que favorece a estrutura das fibras musculares e dos tendões. Além disso, conforme se faz exercício, os músculos aumentam seu tamanho, pelo que se têm mais força e resistência e experimentam uma melhora da atividade energética e da coordenação motora (sistema nervoso), bem como uma maior elasticidade.

Nível cardiovascular. Devido a que as atividades físicas necessitam de uma maior quantidade de oxigênio para todos os músculos, o coração se fortalece, suas paredes se reforçam e aumenta a sua massa muscular. Por outro lado, o sangue também passa por mudanças: aumenta a quantidade de glóbulos vermelhos, hemoglobina que transporta o oxigênio, e glóbulos brancos, isto é, as defesas do corpo. O exercício ainda diminui a frequência cardíaca o que faz com que o coração se canse menos ao realizar qualquer atividade. Estando em repouso, evita a acumulação de substâncias negativas (gordura) nas paredes das artérias e aumenta sua elasticidade, melhora a circulação.

Nível respiratório. O exercício aumenta a força, a resistência e a elasticidade dos músculos e órgãos envolvidos na respiração, aumenta o volume da respiração diminuindo o número de respirações por minuto, etc. e, em geral, melhora a atividade respiratória.

Nível metabólico. A atividade física faz aumentar o HDL (colesterol bom) e diminui o LDL (mau colesterol), reduz os níveis de glicose no sangue em valores normais e faz com que o corpo elimine toxinas por meio do suor.

Nível psicossocial. As pessoas que fazem exercício tendem a ter um maior bem-estar geral, consigo mesmos e com os outros. Ajuda a descarregar as tensões e, ao produzir endorfinas, traz alegria, diversão e confiança em si mesmo.

 

Leave a Reply