Cuida da tua boca do Diabetes!

Cuida da tua boca do Diabetes!

As pessoas com Diabetes correm risco de ter infecções orais, em particular, doença periodontal, a qual danifica as gengivas e os ossos da mandíbula, o que pode causar perda de peças dentárias. Mas, além disso, a doença periodontal também pode dificultar o controle do açúcar (glicose) no sangue.

Outros problemas bucais, a causa da Diabetes

Xerostomia. Trata-Se de uma condição conhecida como secura da boca. Acontece porque não há suficiente saliva, o que pode trazer problemas para mastigar, engolir, saborear os alimentos, ou mesmo falar. Alguns dos sintomas mais frequentes são: ardência e dor na língua, boca seca, aparecimento de fissuras no canto dos lábios, aumento da sede.
Aftas. Pequenas úlceras de coloração esbranquiçada e dolorosas que aparecem na boca, desencadeadas por vários fatores, como estresse emocional, deficiências na alimentação (em especial de ferro, ácido fólico ou vitamina B12), Diabetes mal controlada, alterações hormonais, alergias a alimentos e situações semelhantes. Com muita freqüência, se apresentam com infecções virais e, em alguns casos, não é possível identificar a causa.

Para cuidar da saúde de sua boca, recomendamos:

Controle seus níveis de glicose no sangue.
Cepíllate os dentes e use fio dental três vezes ao dia, todos os dias.
Realízate uma limpeza profissional pelo menos a cada seis meses.
Vai ao Dentista de forma habitual e infórmale que você tem Diabetes.
Inspeciona sua boca regularmente para identificar qualquer problema.
Deixe de fumar. Fumar piora a doença das gengivas.

 

Leave a Reply