Contra o tabagismo!

Contra o tabagismo!

O tabagismo mata cerca de 5 milhões de pessoas e, segundo a OMS, neste século o poderia remover a vice mil milhões de pessoas, principalmente por causa das doenças que provoca o seu uso, como infartos, acidente vascular cerebral, câncer e distúrbios respiratórios.

Fumar é considerado um fator de risco evitável para o desenvolvimento de muitos tipos de câncer e várias doenças pulmonares. Isto quer dizer que, com o simples fato de deixar o mau hábito, as pessoas poderia prevenir várias doenças mortais. No entanto, os números de fumantes continuam aumentando dia a dia e, embora a maioria deles gostaria de deixar o tabaco, enfrenta dificuldades para fazê-lo porque a nicotina é altamente viciante e difícil de eliminar.

Deixar de fumar a tempo, pode fazer com que o organismo se “limpe” e se livrar do mal que lhe foi causado pelo tabaco. Mas, como fazê-lo?

Existem muitas formas de deixar o cigarro, mas todas começam com a vontade de fazê-lo. Aqui oferecemos um guia que pode ajudá-lo se você está determinado a deixar de fumar:

Passo 1. Querer deixar de fumar.

Realiza-se uma lista de razões positivas ou negativas que o cigarro traz para a sua vida. Este simples exercício mostrará que a lista de coisas negativas é muito mais longo e que, por isso, existem muitas razões para abandonar o hábito.

Passo 2. Analisa o seu dia-a-dia como fumante.

Faça uma lista dos momentos em que se decide a acender um charuto. Lá você pode encontrar a chave de seu vício. Em muitas ocasiões, além da dependência física da nicotina, o fumante tem outro motivante que pode ser o stress, a depressão, a tristeza ou a ansiedade. Analisa se realmente fumar por prazer ou por tédio, costume ou associação de idéias.

Passo 3. Fixa de um dia para deixar de fumar.

Isso significa que, após a data indicada, você não poderá acender um cigarro nem fumar um pouco. Verificou-Se que aqueles que se decidem de uma vez, têm mais sucesso do que os que pretender abandonar o hábito paulatinamente. No começo a passar mal, pois por ser uma droga, o tabaco produz, ao deixá-lo, uma síndrome de abstinência.

O período mais difícil para um fumante é a primeira semana, depois essa sensação de ansiedade vai diminuindo até que já não se apresenta. Nesta etapa pode-se valer de certas ajudas como:

Patches
Pastilha
Medicamentos
Terapia psicológica

Esses produtos diminuem os sintomas de privação e as tornam mais fáceis de controlar, mas é importante ter em conta que se trata de auxílios e que não funcionam sozinhos.

Passo 4. Muda de hábitos.

Existem determinadas condutas ou situações em que uma fumar acende um cigarro, por exemplo: tomar café, beber álcool, depois de comer, etc., Há uma longa lista de ações dentro da vida de um fumante que ele associada ao cigarro, por isso que quando você desenvolve alguma delas precisa fumar, por isso é importante mudar certos costumes ou hábitos que você relações com o charuto.

Por exemplo, a típica associação café-cigarro. A primeira recomendação é trocar o café pelo chá, suco ou água durante um tempo, até que também se deve tornar um hábito tomar um café sem precisar de um cigarro. O mesmo acontece ao beber e sair com seus amigos. Se nestas circunstâncias fuma demais, recomendamos que por um tempo alguma de você parar de essas práticas.

Passo 5. Comunica a sua decisão.

É importante que as pessoas que te rodeia saiba de sua determinação para deixar de fumar. Muitos podem funcionar como apoio, mas outros tentarão convencê-lo de não fazê-lo. Se você tem amigos que fumam, pede-lhes que não se ofereçam cigarros nem fumarem diante de ti, com isso, conquistar mais facilmente à tentação.

Passo 6. Nunca deixe de tentar.

Se um dia falhar e acender um charuto, não se deixe vencer e voltar a fumar. Todos nós podemos fracassar em certos momentos, a verdadeira vontade consiste em tentar novamente quantas vezes for necessário até cumprir o nosso objetivo.

Passados os primeiros 40 dias de ter deixado o tabaco, a dependência da nicotina terá acabado, e as probabilidades de sucesso serão muitas. Uma recomendação para nunca mais voltar é começar a fazer um esporte. A exigência física fará com que não pretende voltar a fumar nunca mais.

:

Por Favor não fumar
Para deixar de fumar
Este ano, se eu parar de fumar!
Diga adeus aos charuto em treze passos
Dicas para quando se deixa de fumar
Acaba com o mau hábito!
Cuidado com o tabagismo passivo!
Por que o cigarro afeta o meu Diabetes?
Dicas para vencer a tentação

 

Leave a Reply