Aceita a Diabetes

Aceita a Diabetes

“Não pode ser, é um erro”, “O que acontece é que eu comi demais e por isso saíram altos meus resultados”, “Foi o susto”. Estas e outras idéias vêm à mente das pessoas que são diagnosticadas com Diabetes e podem significar um problema para controlar a doença.

Até certo ponto é normal que, diante de uma doença incurável e crónica, como é o caso da Diabetes, as pessoas entram em uma fase de negação, que é seguido por culpas e questionamentos. O seguinte pode ser até mesmo a depressão e desesperança, quando nos deparamos com algo que será para toda a vida e que a cada dia vai lembrar o fato de “estar doente”.

Esses pensamentos são normais e fazem parte de um processo de luto diante da perda de algo muito precioso: a saúde.

Se você está passando por essa fase, tranquilo, é normal, é parte do caminho para a aceitação e, sobretudo, para a busca de informações que o ajude a cuidar de si. No entanto, é necessário que você se ajude a si mesmo a mudar e a recuperar o controle de si mesmo. Só desta forma você estará pronto para iniciar o caminho do cuidado e controle da glicose.

Estas idéias podem ajudá-lo:

Realiza atividades desfrutar em companhia de seus entes queridos.
Converse com seu Médico sobre o que é a Diabetes e como você pode controlá-la.
Se você acha necessário, procure ajuda psicológica para receber ferramentas que lhe permitam enfrentar essa nova etapa de sua vida.
Integra a sua vida um plano de exercício. Você pode começar com pequenas caminhadas. Este tempo servirá de reflexão e para eliminar o stress.
Começa a mudar alguns hábitos alimentares, como beliscar entre as refeições ou preferir os alimentos altamente calóricos.
Come mais frutas e legumes.
Se você fuma, deixe de fazê-lo.
Realízate exames médicos para saber se o seu Diabetes afetou alguns órgãos.
Monitora seu glicose.
Vá passo a passo. Tenta mudar pequenas coisas, com o tempo você pode mudar todos os seus hábitos, se você tentar tudo de uma só vez, poderá cansar-te, melhor vá com calma.

 

Leave a Reply